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Marketing preditivo: o que é e como aplicar no seu negócio

Imagine que um dia você está em casa e a campainha toca. Quando você abre a porta tem uma encomenda. E, ao abrir, você descobre que recebeu exatamente o que estava precisando. Só tem um detalhe: você não fez o pedido.

 

Algumas empresas adivinham o que seus consumidores estão precisando. O uso da inteligência artificial e o marketing preditivo podem adivinhar quais produtos você está precisando. Apoiado em algoritmos, comportamento do consumidor, estudo do passado e predição do futuro, o Marketing Preditivo envolve o uso de big data para apresentar previsões sobre os futuros comportamentos dos consumidores com maior precisão. São máquinas treinadas para aprimorar um fluxo de dados cada vez mais assertivo e que não depende de contato humano para funcionar.

 

O relatório “Market Analysis Report”, constatou que o mercado global de análise preditiva tem previsão de 23,2% de CAGR (Taxa de Crescimento Anual). Isso porque as decisões serão respaldadas em informações reais, o que deixa de lado suposições, achismos e consensos fundamentados em experiências anteriores. Dessa forma, as marcas conseguem pensar e criar ações muito mais concretas, compatíveis com o atual momento vivido pelo mercado e por seus clientes. Com isso, a probabilidade de retorno positivo e bons resultados aumentam.

 

O marketing preditivo chega com a evolução 5.0 do setor, a qual aponta a necessidade de usar a tecnologia para coletar e analisar dados, os quais gerarão insights a serem utilizados pelos profissionais para a criação de estratégias mais direcionadas e precisas.

 

Com o padrão de comportamento do consumidor bem mais estudado, as conclusões obtidas com levantamentos de dados geram formas de atuação mais assertivas das marcas, o que, por sua vez, contribui para a atração e retenção de clientes.

Quais tecnologias podem ser usadas nessa estratégia?

O marketing preditivo é baseado em dados, ou seja, só é possível prever algo se houver um embasamento. Entre as soluções que podem ser utilizadas para essa finalidade estão:

 

Inteligência Artificial: melhora na produtividade, com a realização automática de atividades repetitivas, conhecida como automação de marketing.

 

Machine Learning: pode ser utilizada em sistemas de comparação para indicar produtos ou serviços aos clientes tendo como base os seus padrões de comportamento.

 

Deep Learning: com a análise do comportamento dos clientes, um pouco mais aprofundada, é capaz de verificar sua intenção de compra e até as suas emoções.

 

Lead Scoring: entre as vantagens de usar essa técnica no marketing preditivo estão: direcionamento de esforços, encurtamento do ciclo de vendas e diminuição da taxa de churn.

 

Big Data: a ideia é que os dados gerados por um negócio sejam analisados de forma automatizada para servirem de base para tomadas de decisões.

Dicas para aplicar o marketing preditivo no seu negócio

O principal objetivo com essa estratégia é dar às empresas a chance de se anteciparem e, com base nas informações e percepções coletadas, criar ações pontuais e condizentes com os novos hábitos e as condutas dos clientes, o que tende a contribuir para obtenção de resultados melhores em suas estratégias. Separamos algumas dicas para ajudar a aplicar essa estratégia:

 

Escolha a tecnologia que será utilizada;
Automatize os processos de marketing;
Personalize os conteúdos criados;
Recomende conteúdo, anúncios e promoções;
Trabalhe com diferentes peças de marketing;
Mantenha o cliente como centro das suas ações.

Quando sua empresa obtém uma compreensão mais profunda do seu cliente, consegue não só entender melhor suas necessidades, mas também prevê-las. Com soluções de marketing preditivo, é possível entregar resultados para problemas que sua organização possa ainda nem ter visto.

Se você quer que o seu negócio caminhe rumo ao futuro, a DIWE é a parceira estratégica perfeita para te ajudar. Oferecemos inovações e soluções tecnológicas para otimizar os resultados da sua empresa.

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