A culinária francesa, assim como outros costumes dessa etnia, é vastamente reconhecida pela sua sofisticação, além da riqueza dos sabores. Segundo Renzo Ferreira Telles Júnior, isso se dá pela aplicação de técnicas culinárias seculares. Quer saber qual é o segredo da culinária francesa para pratos tão saborosos? Acompanhe o artigo!
Quais são as técnicas clássicas da culinária francesa?
A culinária francesa é composta por técnicas desenvolvidas e aprimoradas ao longo dos séculos. Assim, as técnicas mais importantes que prevaleceram até as gerações atuais são o “mise en place”, a “sauté” e o “sous vide”. O primeiro, é o famoso método de organizar e preparar todos os ingredientes antes de começar. Já o segundo consiste em cozinhar os alimentos rapidamente em uma pequena quantidade de gordura quente.
No entanto, o terceiro é uma técnica mais moderna, porém com raízes nas antigas tradições francesas. Como elucida Renzo Ferreira Telles Júnior, nesse novo modelo, os profissionais cozinham os alimentos a baixas temperaturas em banho-maria, utilizando sacos a vácuo, o que promove um controle maior sobre a temperatura, resultando em alimentos mais macios e suculentos.
Quais são os pratos mais icônicos da culinária francesa?
Como é de conhecimento geral, os franceses são famosos por uma variedade de pratos icônicos. Como demonstra Renzo Ferreira Telles Júnior, entre eles está o “Coq au Vin”, um delicioso prato tradicional de frango cozido em vinho tinto com cogumelos, acompanhado de bacon e cebola. Dá água na boca só de imaginar, não é?
Outro prato emblemático é o “Boeuf Bourguignon”, que nada mais é do que um ensopado de carne bovina cozido lentamente em vinho tinto com legumes e especiarias. Essa especialidade se originou na região da Borgonha, e proporciona uma carne incrivelmente macia, absorvendo os sabores do vinho e dos temperos
Sobremesas francesas clássicas
Após realizar uma deliciosa refeição, o que não pode faltar para complementar a experiência é uma sobremesa francesa clássica. Algumas delas se tornam símbolos da gastronomia mundial, sendo muito requisitadas, como o “Crème Brûlée”, composto por um creme de baunilha com uma crosta de açúcar queimado por cima.
O famoso “Macaron” também é um destaque entre as sobremesas, sendo um biscoito delicado feito de claras de ovo, açúcar e amêndoas, que é frequentemente recheado com ganache e geleia. Como informa Renzo Ferreira Telles Júnior, por se tratar de um doce delicado, sua preparação exige técnicas sofisticadas de profissionais especializados.
Em resumo, como alude Renzo Ferreira Telles Júnior, é evidente que a culinária francesa é uma combinação entre técnica, tradição e inovação. Desse modo, com o preparo correto seus pratos se tornam símbolos mundiais, sendo cobiçados por muitos entusiastas da culinária, promovendo experiências românticas, divertidas e saborosas.