Os impostos se fazem presentes na vida cotidiana das pessoas em todos os lugares do mundo, afirma o advogado Amauri Jacinto Baragatti. Seja no pãozinho do café da manhã ou na compra de um carro ou imóvel, o valor de taxas e tributos estará presente naquilo que será pago.
Sendo assim, você conhece os países com a maior carga tributária do mundo? O Brasil é muito conhecido como um dos líderes desse ranking, no entanto, existem outros países que sabem superar na carga tributária.
Se você tem interesse e curiosidade nesse assunto, leia este artigo até o final e saiba mais sobre quais são esses países e como esses impostos podem retornar à sociedade ou não.
Países com a maior carga tributária do mundo
Como dito acima, o Brasil está entre os 30 países que mais cobram impostos no mundo. Além disso, também faz parte de um ranking de países que possuem o menor índice de Retorno de Bem-Estar à Sociedade (Irbes) desses valores pagos, ou seja, a maior parte do que é pago não é transformado em benefício. Veja a seguir os países do ranking de maiores impostos pagos no mundo.
- Dinamarca
A Dinamarca ocupa o primeiro lugar como o país de maior carga tributária do mundo. Essa carga corresponde a 45,2% do PIB do país. No entanto, diferente do Brasil e outros países, o advogado Amauri Jacinto Baragatti explica que a Dinamarca está presente também no ranking de países com maiores retornos de imposto à sociedade, além de ser reconhecidamente um dos países que possui a melhor qualidade de vida para se morar, em que todos os dinamarqueses possuem acesso livre e gratuito à saúde e educação, por exemplo.
- Finlândia
Em segundo lugar no ranking vem a Finlândia, outro país escandinavo que apresenta uma carga tributária de 44% do PIB e, da mesma forma que a Dinamarca, apresenta um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) muito alto, com ótima qualidade de vida para seus moradores, além de também oferecer fácil acesso a diversos recursos que melhoram e acrescentam na vida de sua população.
- Bélgica
O Dr. Amauri Jacinto Baragatti explica que a Bélgica possui uma carga tributária de 43,2% do PIB e, da mesma forma que os países anteriores, também possui um ótimo índice de retorno à sociedade dos altos preços de impostos pagos, de forma que existem diversos investimentos em saúde, educação, lazer e previdência social, por exemplo.
- França
Ocupando o quarto lugar está a França, que possui uma carga tributária de 43% e diferente dos outros países, o retorno desses altos valores não é muito visto e reconhecido na sociedade, de forma que o país apresenta diversas desigualdades sociais e ocupa o 24º lugar da lista de Retorno de Bem-Estar à Sociedade (Irbes).
É muito interessante poder observar como se dão as taxas e tributos em diferentes lugares do globo e principalmente analisar como esses impostos são ou podem ser utilizados quando o assunto é investimento e retorno à qualidade de vida da população através de acesso a direitos básicos que fazem grande diferença na vida e no cotidiano, conclui o dr. Amauri Jacinto Baragatti.